Com o objetivo de fomentar a avaliação do desempenho dos Programas Governamentais da Prefeitura de Contagem, a Controladoria-Geral do Município realizou, nesta terça-feira (13/9), o Workshop “Auditoria de Programa”, no auditório da sede administrativa.
O evento foi direcionado para gestores e servidores da Prefeitura, que atuam, diretamente, com a execução dos programas, tanto da parte de orçamento, quanto de acompanhamento das ações e políticas públicas desenvolvidas.
Segundo a controladora-geral, Nicolle Bleme, o workshop é uma forma de capacitação e de contextualização geral sobre as metodologias desenvolvidas, nos últimos anos, para mensurar e avaliar os programas executados pelos governos.
“É importante para cada gestor saber quanto foi gasto em cada programa e o quanto foi entregue ao público-alvo, para ter indicadores e informações que os ajudem a conduzir a política pública, com controle e gestão do orçamento. A função da controladoria é orientar, capacitar e oferecer instrumentos de planejamento que proporcionem maior transparência e demonstrem a efetividade dos programas”, afirmou.
Durante a sua apresentação, o diretor de Auditoria de Programas de Governo, da Controladoria-Geral do Estado, Eduardo Souza Batista, demonstrou os pontos principais da metodologia e da experiência da instituição na avaliação de programas governamentais estaduais. Ele destacou que é fundamental a constituição de um plano de ação para que o desenvolvimento do trabalho de avaliação de desempenho dos programas seja contínuo, efetivo e eficaz.
“O planejamento e o estabelecimento de um centro de custos especial para cada programa ajuda a fracionar as despesas e a conhecer melhor o custeio e os investimentos, ajudando a estruturar e aprimorar o plano de custos de cada um. Quando mensuramos o orçamento e o custo é maior que o benefício alcançado, não faz sentido”, disse.
O auditor de Controle Interno, Zânio de Souza Gontijo, apresentou o trabalho de auditoria de programas governamentais, desenvolvido pela Prefeitura de Contagem desde 2014. “É preciso aprimorar o planejamento de risco, os procedimentos de auditoria e fomentar a análise de desempenho dos programas em todas as secretarias. É fundamental avaliar e monitorar os programas, propor revisões e levar informações e indicadores para que a gestão implemente as melhorias, aprimorando os programas e os seus resultados”.
Clique aqui e confira as fotos.